Pesquisar este blog

sábado, 10 de julho de 2010

O CHAMADO DE DEUS

Genesis 12.1-3


INTRODUÇÃO: Deus chamou Abraão para ir para um lugar que não conhecia diferente, e para isso é preciso ter fé. Mas, Abraão atendeu o chamado de Deus não vacilou na hora de atender o que Deus estava propondo para ele. Assim Deus chama todo ser humano, chama para comunhão com ele, chama para uma nova vida, chama para ser feliz e realizado na vida, mas depende de cada um de nós respondermos sim a Deus.

Deus chama o homem...

I. PARA UMA SEPARAÇÃO DO MUNDO. V.1.

“Ora, o Senhor disse a Abrão: Sai-te da tua terra, da tua parentela, e da casa de teu pai, para a terra que eu te mostrarei”.

Deus chamou Abraão do meio dos ídolos da Mesopotâmia. Ur dos Caldeus, cidade de Abraão estava o santuário à deusa lua. O sol e as estrelas também eram adorados nesta cidade, num sistema politeísta dos mais desenvolvidos, era um verdadeiro palácio de deuses.

Foi neste ambiente carregado e diversificado, onde reinava o deus-sol “Nana”, Bel e Belate, a senhora governante dos poderes espirituais, nasceu e cresceu Abrão que é agora Abraão.

O pai de Abrão, Tera, fabricava estes ídolos. Deus precisava tirar este homem (Abraão) daquele lugar e Deus chama Abraão que obedece atendendo o chamado de Deus.

Ilustração: Romanos 12.1 e 2 ("Rogo-vos pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis os vossos corpos como um sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional.E não vos conformeis a este mundo, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus).  Deus chama os homens para ser santos, para santificação.  Católicos carismáticos que dizem que estão com Jesus, será? Pois continuam com os ídolos, ou melhor, dizendo dando destaque a Maria, veja o que eles crêem como doutrina: O bem maior que a Renovação Católica Carismática afirma possuir é a Eucaristia que é a celebração da paixão, morte e ressurreição de Jesus Cristo. No movimento é também presente a devoção à Santíssima Virgem Maria, mãe de Jesus, proclamando-a como bem-aventurada e pedindo sua intercessão e auxílio. Só Jesus pode interceder por nós a auxiliar na salvação de nossas almas.

Deus chama o homem...

II. PARA SER DIFERENTE. V.2.

“Eu farei de ti uma grande nação; abençoar-te-ei, e engrandecerei o teu nome;...”

Abraão nas mãos de Deus trouxe graça, se tornou uma nova pessoa. Abraão em vez de aceitar o mundo, os seus deuses, fazia altares a Deus.

A voz do testemunho de Abraão trescalava (emitia um cheiro, exalava um cheiro) por sobre as pedras do altar. Abraão estava pregando sem palavras, edificando sem congregação.

Deus mudou até o nome de Abraão que era Abrão. A mudança do nome veio em conexão, em relação com a mudança de atitude. Nos países orientais a mudança de nome era praticada para revelar ao público algum acontecimento notável na vida do personagem envolvido.

Ilustração: “A Igreja não é constituída por pessoas melhores que o restante do mundo, mas de pessoas que desejam tornarem-se melhores que são”. C. Grant.

“Pelo que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo”. II Corintios 5.17.

Deus chama o homem...

III. PARA SER BENÇÃO. V 2b e3b.

“... e tu, sê uma bênção”. “... e em ti serão benditas todas as famílias da terra”.

O homem que tem a direção e orientação de Deus passa a ser benção. Passa a ser benção para sua família, benção para seus amigos, benção para sociedade.

Abraão é uma benção para todas as famílias da terra. Nele Abraão os propósitos de Deus foram cumpridos. Deus fez dele uma grande nação e da sua descendência veio Jesus, o Salvador do mundo, que é hoje benção para todas as famílias da terra.

Com Jesus na vida o homem passa a ser benção.

Ilustração: Você já imaginou se o nosso país fosse de pessoas crentes em Jesus, certamente a nossa nação seria outra. Não estaríamos presenciando tanto violência, maldades, imoralidade, etc. Goleiro Bruno do Flamengo, com um futuro promissor, jogou fora porque falta Deus na sua vida, se ouvisse o chamado de Deus certamente teria outra conduta, atitude.

CONCLUSÃO: Deus esta te chamando e você precisa ter fé para atender este chamado. E, a verdadeira fé começa com Cristo no coração do homem. Esta fé será desenvolvida conforme você se entrega para Deus. Abraão se entregou de forma inteira, completa, e você fará também está decisão na sua vida agora?

Você vai atender o chamado de Deus. Eu espero que sim. Dizem que há diferença nas palavras ouvir e escutar. Ouvir todo mundo ouve, mas escutar é obedecer ao que foi ouvido, espero que você que já ouviu, agora pratique escutando, obedecendo esta palavra, que Deus te abençoe ricamente.

Pr. Nemias Rosa Eduardo

Nenhum comentário:

Postar um comentário