Pesquisar este blog

domingo, 18 de julho de 2010

Constância em Cristo Jesus

Tiago 5.7-12.

INTRODUÇÃO: Jose precisou ser constante para que alcançasse seus objetivos. O texto traz lições de como perseverar, como manter-se firme, como conservar-se firme nos nossos objetivos, apesar dos problemas e barreiras que enfrentamos. Filme: “Quem quer ser um milionário? Uma Índia menos glamourizada. Conta a estória de um garoto, depois jovem na Índia que ganha o prêmio de 20 milhões, e mesmo nas adversidades que passou, guardava todo o seu aprendizado na sua mente, e foi premiado no seu futuro. Hoje muitas pessoas não estão vivendo na miséria que aquele rapaz viveu, mas, conseguem desistir facilmente dos propósitos da sua vida. Lute vai em frente, não desista. Nas mãos de Deus você precisa ser constante, firme em seus propósitos e objetivos. Constância quer dizer que tem estabilidade funcional, que cumpre procedimentos regulares sem nenhuma alteração, ou quase nenhuma, transmitindo segurança e confiança, proporcionando o desenvolvimento de tarefas sensíveis a alterações de todas as ordens, com excelente desempenho.

Precisamos da constância...

I.DO LAVRADOR. V.7

“Eis que o lavrador espera o precioso fruto da terra, aguardando-o com paciência, até que receba as primeiras e as últimas chuvas”.

O lavrador precisa ter fé e muita fé, se não ele nem planta, pois, qual a certeza de que a chuva virá?
Só somos constantes no Senhor pela fé. É preciso independente se a chuva virá ou não acreditarmos. Em Jó 10 diz:  “Ele derrama a chuva sobre a terra, e envia águas sobre os campos”. Promessa de Deus, Deuteronômio 11: 13,14 “E há de ser que, se diligentemente obedeceres a meus mandamentos que eu hoje te ordeno, de amar ao Senhor teu Deus, e de o servir de todo o teu coração e de toda a tua alma, darei a chuva da tua terra a seu tempo, a temporã e a serôdia (Na Palestina, as chuvas temporãs (que vem, ou sucede, antes do tempo próprio) preparam o solo para a semeadura, e as serôdias (que vem, ou sucede, no fim da estação própria) amadurecem o grão para a colheita. As primeiras chuvas (outubro e novembro) eram a ocasião para semear o grão (temporã), e as últimas chuvas (abril e maio) estimulavam o crescimento para o amadurecimento da colheita) para que recolhas o teu grão (serôdia), o teu mosto e o teu azeite;. Tiago está argumentando que, se um agricultor pode esperar pelo grão com paciência, eles deviam ser capazes de persistir até a vinda do Senhor. A palavra é constância, perseverança. (I Reis 17:1 e Reis 18: 42, 45).

Ilustração: Música : Eu Vejo Uma Pequena Nuvem

Denis Salles

Eu vejo uma pequena nuvem
Do tamanho da mão de um homem
mas este é o sinal que a sua chuva vai descer
Vai chover, vai chover
Abre as comportas do céu
Se pedimos Jesus virá
Como chuva descerá
Se pedimos Jesus virá
Então clame, então grite, então chame por ele

Precisamos da constância...

II.DOS PROFETAS. V.10

“irmãos tomai como exemplo de sofrimento e paciência os profetas que falaram em nome do Senhor”.

Os profetas do Antigo Testamento falaram corajosamente em nome de Deus, apesar do sofrimento. Era a paciência no sofrimento, os profetas não recuavam na palavra que vinha de Deus, falavam em nome do Senhor, de Deus.

Falar em nome do senhor com juízos não é fácil, mas necessário. E, o povo não gosta de palavras de repreensão, de exortação. E, os profetas sofreram muito com a desobediência do povo de Israel à orientação de Deus. Exemplo: Jeremias profeta denominado o chorão.

Mas, se falamos a verdade, e a verdade mexe conosco, ás vezes incomoda. Mas, fomos chamados a verdade, “conhecereis a verdade e a verdade vos libertará”. Jesus desejava libertar muitas pessoas de muitas coisas, mas é preciso querer liberdade.

Ilustração: O cantor PG falou como um profeta na sexta-feira à noite na praça. Uma palavra aparentemente dura para juventude, mas correta, certa, e abençoadora para os que obedecem. Profetizar e falar da Bíblia, dos seus ensinos e o tempo que estamos vivendo as pessoas não aceitam a Palavra de Deus como ela é.

Precisamos de constância...

III.COMO A DE JÓ. V11.

“...ouvistes da paciência de Jó, e vistes o fim que o Senhor lhe deu, porque o Senhor é cheio de misericórdia e compaixão (dor que se sente do mal alheio)”.

Jó enfrentou a tragédia na sua vida, enfrentou a incompreensão familiar e o sofrimento fisico na sua obediência ao Senhor. Mas, era constante no Senhor, a sua paciência é citada pela pessoas até hoje. Jó permaneceu fiel a Deus em seus sofrimentos; Jó se queixou, mas ele permaneceu leal e é um exemplo revelador do fim que o Senhor lhe deu, a vitória e as bençãos na sua vida.

O seu fim foi de vitória, de restauração, de misericórdia, de compaixão de Deus sobre a sua vida. Jó 42. 12 E assim abençoou o Senhor o último estado de Jó, mais do que o primeiro; pois Jó chegou a ter catorze mil ovelhas, seis mil camelos, mil juntas de bois e mil jumentas.13 Também teve sete filhos e três filhas.

Ilustração: “Perseverança é um componente da vida produtiva” quem produz é uma pessoa perseverante, não desiste nunca, dizem que o brasileiro não desiste nunca, será que está é a nossa realidade, espero que sim principamente os servos de Deus que tem uma viva esperança em Jesus Cristo o nosso Senhor. Constância ainda é firmeza de ânimo.Estar ali o tempo todo, permanecer. Assim foi a vida de Jó, manteve-se constante, confiando em Deus.

CONCLUSÃO: Constância em Cristo, constância em Deus. Estão aí tipologias para seguirmos e alcançarmos as bençãos de Deus.

O LAVRADOR, OS PROFETAS E JÓ É SÓ SEGUIR ESSES EXEMPLOS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário