Tiago 5.7-12.
INTRODUÇÃO: Jose precisou ser constante para que alcançasse seus objetivos. O texto traz lições de como perseverar, como manter-se firme, como conservar-se firme nos nossos objetivos, apesar dos problemas e barreiras que enfrentamos. Filme: “Quem quer ser um milionário? Uma Índia menos glamourizada. Conta a estória de um garoto, depois jovem na Índia que ganha o prêmio de 20 milhões, e mesmo nas adversidades que passou, guardava todo o seu aprendizado na sua mente, e foi premiado no seu futuro. Hoje muitas pessoas não estão vivendo na miséria que aquele rapaz viveu, mas, conseguem desistir facilmente dos propósitos da sua vida. Lute vai em frente, não desista. Nas mãos de Deus você precisa ser constante, firme em seus propósitos e objetivos. Constância quer dizer que tem estabilidade funcional, que cumpre procedimentos regulares sem nenhuma alteração, ou quase nenhuma, transmitindo segurança e confiança, proporcionando o desenvolvimento de tarefas sensíveis a alterações de todas as ordens, com excelente desempenho.
Precisamos da constância...
I.DO LAVRADOR. V.7
“Eis que o lavrador espera o precioso fruto da terra, aguardando-o com paciência, até que receba as primeiras e as últimas chuvas”.
O lavrador precisa ter fé e muita fé, se não ele nem planta, pois, qual a certeza de que a chuva virá?
Só somos constantes no Senhor pela fé. É preciso independente se a chuva virá ou não acreditarmos. Em Jó 10 diz: “Ele derrama a chuva sobre a terra, e envia águas sobre os campos”. Promessa de Deus, Deuteronômio 11: 13,14 “E há de ser que, se diligentemente obedeceres a meus mandamentos que eu hoje te ordeno, de amar ao Senhor teu Deus, e de o servir de todo o teu coração e de toda a tua alma, darei a chuva da tua terra a seu tempo, a temporã e a serôdia (Na Palestina, as chuvas temporãs (que vem, ou sucede, antes do tempo próprio) preparam o solo para a semeadura, e as serôdias (que vem, ou sucede, no fim da estação própria) amadurecem o grão para a colheita. As primeiras chuvas (outubro e novembro) eram a ocasião para semear o grão (temporã), e as últimas chuvas (abril e maio) estimulavam o crescimento para o amadurecimento da colheita) para que recolhas o teu grão (serôdia), o teu mosto e o teu azeite;. Tiago está argumentando que, se um agricultor pode esperar pelo grão com paciência, eles deviam ser capazes de persistir até a vinda do Senhor. A palavra é constância, perseverança. (I Reis 17:1 e Reis 18: 42, 45).
Ilustração: Música : Eu Vejo Uma Pequena Nuvem
Denis Salles
Eu vejo uma pequena nuvem
Do tamanho da mão de um homem
mas este é o sinal que a sua chuva vai descer
Vai chover, vai chover
Abre as comportas do céu
Se pedimos Jesus virá
Como chuva descerá
Se pedimos Jesus virá
Então clame, então grite, então chame por ele
Precisamos da constância...
II.DOS PROFETAS. V.10
“irmãos tomai como exemplo de sofrimento e paciência os profetas que falaram em nome do Senhor”.
Os profetas do Antigo Testamento falaram corajosamente em nome de Deus, apesar do sofrimento. Era a paciência no sofrimento, os profetas não recuavam na palavra que vinha de Deus, falavam em nome do Senhor, de Deus.
Falar em nome do senhor com juízos não é fácil, mas necessário. E, o povo não gosta de palavras de repreensão, de exortação. E, os profetas sofreram muito com a desobediência do povo de Israel à orientação de Deus. Exemplo: Jeremias profeta denominado o chorão.
Mas, se falamos a verdade, e a verdade mexe conosco, ás vezes incomoda. Mas, fomos chamados a verdade, “conhecereis a verdade e a verdade vos libertará”. Jesus desejava libertar muitas pessoas de muitas coisas, mas é preciso querer liberdade.
Ilustração: O cantor PG falou como um profeta na sexta-feira à noite na praça. Uma palavra aparentemente dura para juventude, mas correta, certa, e abençoadora para os que obedecem. Profetizar e falar da Bíblia, dos seus ensinos e o tempo que estamos vivendo as pessoas não aceitam a Palavra de Deus como ela é.
Precisamos de constância...
III.COMO A DE JÓ. V11.
“...ouvistes da paciência de Jó, e vistes o fim que o Senhor lhe deu, porque o Senhor é cheio de misericórdia e compaixão (dor que se sente do mal alheio)”.
Jó enfrentou a tragédia na sua vida, enfrentou a incompreensão familiar e o sofrimento fisico na sua obediência ao Senhor. Mas, era constante no Senhor, a sua paciência é citada pela pessoas até hoje. Jó permaneceu fiel a Deus em seus sofrimentos; Jó se queixou, mas ele permaneceu leal e é um exemplo revelador do fim que o Senhor lhe deu, a vitória e as bençãos na sua vida.
O seu fim foi de vitória, de restauração, de misericórdia, de compaixão de Deus sobre a sua vida. Jó 42. 12 E assim abençoou o Senhor o último estado de Jó, mais do que o primeiro; pois Jó chegou a ter catorze mil ovelhas, seis mil camelos, mil juntas de bois e mil jumentas.13 Também teve sete filhos e três filhas.
Ilustração: “Perseverança é um componente da vida produtiva” quem produz é uma pessoa perseverante, não desiste nunca, dizem que o brasileiro não desiste nunca, será que está é a nossa realidade, espero que sim principamente os servos de Deus que tem uma viva esperança em Jesus Cristo o nosso Senhor. Constância ainda é firmeza de ânimo.Estar ali o tempo todo, permanecer. Assim foi a vida de Jó, manteve-se constante, confiando em Deus.
CONCLUSÃO: Constância em Cristo, constância em Deus. Estão aí tipologias para seguirmos e alcançarmos as bençãos de Deus.
O LAVRADOR, OS PROFETAS E JÓ É SÓ SEGUIR ESSES EXEMPLOS.
Pesquisar este blog
domingo, 18 de julho de 2010
sábado, 10 de julho de 2010
O CHAMADO DE DEUS
Genesis 12.1-3
INTRODUÇÃO: Deus chamou Abraão para ir para um lugar que não conhecia diferente, e para isso é preciso ter fé. Mas, Abraão atendeu o chamado de Deus não vacilou na hora de atender o que Deus estava propondo para ele. Assim Deus chama todo ser humano, chama para comunhão com ele, chama para uma nova vida, chama para ser feliz e realizado na vida, mas depende de cada um de nós respondermos sim a Deus.
Deus chama o homem...
I. PARA UMA SEPARAÇÃO DO MUNDO. V.1.
“Ora, o Senhor disse a Abrão: Sai-te da tua terra, da tua parentela, e da casa de teu pai, para a terra que eu te mostrarei”.
Deus chamou Abraão do meio dos ídolos da Mesopotâmia. Ur dos Caldeus, cidade de Abraão estava o santuário à deusa lua. O sol e as estrelas também eram adorados nesta cidade, num sistema politeísta dos mais desenvolvidos, era um verdadeiro palácio de deuses.
Foi neste ambiente carregado e diversificado, onde reinava o deus-sol “Nana”, Bel e Belate, a senhora governante dos poderes espirituais, nasceu e cresceu Abrão que é agora Abraão.
O pai de Abrão, Tera, fabricava estes ídolos. Deus precisava tirar este homem (Abraão) daquele lugar e Deus chama Abraão que obedece atendendo o chamado de Deus.
Deus chama o homem...
II. PARA SER DIFERENTE. V.2.
“Eu farei de ti uma grande nação; abençoar-te-ei, e engrandecerei o teu nome;...”
Abraão nas mãos de Deus trouxe graça, se tornou uma nova pessoa. Abraão em vez de aceitar o mundo, os seus deuses, fazia altares a Deus.
A voz do testemunho de Abraão trescalava (emitia um cheiro, exalava um cheiro) por sobre as pedras do altar. Abraão estava pregando sem palavras, edificando sem congregação.
Deus mudou até o nome de Abraão que era Abrão. A mudança do nome veio em conexão, em relação com a mudança de atitude. Nos países orientais a mudança de nome era praticada para revelar ao público algum acontecimento notável na vida do personagem envolvido.
Ilustração: “A Igreja não é constituída por pessoas melhores que o restante do mundo, mas de pessoas que desejam tornarem-se melhores que são”. C. Grant.
“Pelo que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo”. II Corintios 5.17.
Deus chama o homem...
III. PARA SER BENÇÃO. V 2b e3b.
“... e tu, sê uma bênção”. “... e em ti serão benditas todas as famílias da terra”.
O homem que tem a direção e orientação de Deus passa a ser benção. Passa a ser benção para sua família, benção para seus amigos, benção para sociedade.
Abraão é uma benção para todas as famílias da terra. Nele Abraão os propósitos de Deus foram cumpridos. Deus fez dele uma grande nação e da sua descendência veio Jesus, o Salvador do mundo, que é hoje benção para todas as famílias da terra.
Com Jesus na vida o homem passa a ser benção.
Ilustração: Você já imaginou se o nosso país fosse de pessoas crentes em Jesus, certamente a nossa nação seria outra. Não estaríamos presenciando tanto violência, maldades, imoralidade, etc. Goleiro Bruno do Flamengo, com um futuro promissor, jogou fora porque falta Deus na sua vida, se ouvisse o chamado de Deus certamente teria outra conduta, atitude.
CONCLUSÃO: Deus esta te chamando e você precisa ter fé para atender este chamado. E, a verdadeira fé começa com Cristo no coração do homem. Esta fé será desenvolvida conforme você se entrega para Deus. Abraão se entregou de forma inteira, completa, e você fará também está decisão na sua vida agora?
Você vai atender o chamado de Deus. Eu espero que sim. Dizem que há diferença nas palavras ouvir e escutar. Ouvir todo mundo ouve, mas escutar é obedecer ao que foi ouvido, espero que você que já ouviu, agora pratique escutando, obedecendo esta palavra, que Deus te abençoe ricamente.
INTRODUÇÃO: Deus chamou Abraão para ir para um lugar que não conhecia diferente, e para isso é preciso ter fé. Mas, Abraão atendeu o chamado de Deus não vacilou na hora de atender o que Deus estava propondo para ele. Assim Deus chama todo ser humano, chama para comunhão com ele, chama para uma nova vida, chama para ser feliz e realizado na vida, mas depende de cada um de nós respondermos sim a Deus.
Deus chama o homem...
I. PARA UMA SEPARAÇÃO DO MUNDO. V.1.
“Ora, o Senhor disse a Abrão: Sai-te da tua terra, da tua parentela, e da casa de teu pai, para a terra que eu te mostrarei”.
Deus chamou Abraão do meio dos ídolos da Mesopotâmia. Ur dos Caldeus, cidade de Abraão estava o santuário à deusa lua. O sol e as estrelas também eram adorados nesta cidade, num sistema politeísta dos mais desenvolvidos, era um verdadeiro palácio de deuses.
Foi neste ambiente carregado e diversificado, onde reinava o deus-sol “Nana”, Bel e Belate, a senhora governante dos poderes espirituais, nasceu e cresceu Abrão que é agora Abraão.
O pai de Abrão, Tera, fabricava estes ídolos. Deus precisava tirar este homem (Abraão) daquele lugar e Deus chama Abraão que obedece atendendo o chamado de Deus.
Ilustração: Romanos 12.1 e 2 ("Rogo-vos pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis os vossos corpos como um sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional.E não vos conformeis a este mundo, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus). Deus chama os homens para ser santos, para santificação. Católicos carismáticos que dizem que estão com Jesus, será? Pois continuam com os ídolos, ou melhor, dizendo dando destaque a Maria, veja o que eles crêem como doutrina: O bem maior que a Renovação Católica Carismática afirma possuir é a Eucaristia que é a celebração da paixão, morte e ressurreição de Jesus Cristo. No movimento é também presente a devoção à Santíssima Virgem Maria, mãe de Jesus, proclamando-a como bem-aventurada e pedindo sua intercessão e auxílio. Só Jesus pode interceder por nós a auxiliar na salvação de nossas almas.
Deus chama o homem...
II. PARA SER DIFERENTE. V.2.
“Eu farei de ti uma grande nação; abençoar-te-ei, e engrandecerei o teu nome;...”
Abraão nas mãos de Deus trouxe graça, se tornou uma nova pessoa. Abraão em vez de aceitar o mundo, os seus deuses, fazia altares a Deus.
A voz do testemunho de Abraão trescalava (emitia um cheiro, exalava um cheiro) por sobre as pedras do altar. Abraão estava pregando sem palavras, edificando sem congregação.
Deus mudou até o nome de Abraão que era Abrão. A mudança do nome veio em conexão, em relação com a mudança de atitude. Nos países orientais a mudança de nome era praticada para revelar ao público algum acontecimento notável na vida do personagem envolvido.
Ilustração: “A Igreja não é constituída por pessoas melhores que o restante do mundo, mas de pessoas que desejam tornarem-se melhores que são”. C. Grant.
“Pelo que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo”. II Corintios 5.17.
Deus chama o homem...
III. PARA SER BENÇÃO. V 2b e3b.
“... e tu, sê uma bênção”. “... e em ti serão benditas todas as famílias da terra”.
O homem que tem a direção e orientação de Deus passa a ser benção. Passa a ser benção para sua família, benção para seus amigos, benção para sociedade.
Abraão é uma benção para todas as famílias da terra. Nele Abraão os propósitos de Deus foram cumpridos. Deus fez dele uma grande nação e da sua descendência veio Jesus, o Salvador do mundo, que é hoje benção para todas as famílias da terra.
Com Jesus na vida o homem passa a ser benção.
Ilustração: Você já imaginou se o nosso país fosse de pessoas crentes em Jesus, certamente a nossa nação seria outra. Não estaríamos presenciando tanto violência, maldades, imoralidade, etc. Goleiro Bruno do Flamengo, com um futuro promissor, jogou fora porque falta Deus na sua vida, se ouvisse o chamado de Deus certamente teria outra conduta, atitude.
CONCLUSÃO: Deus esta te chamando e você precisa ter fé para atender este chamado. E, a verdadeira fé começa com Cristo no coração do homem. Esta fé será desenvolvida conforme você se entrega para Deus. Abraão se entregou de forma inteira, completa, e você fará também está decisão na sua vida agora?
Você vai atender o chamado de Deus. Eu espero que sim. Dizem que há diferença nas palavras ouvir e escutar. Ouvir todo mundo ouve, mas escutar é obedecer ao que foi ouvido, espero que você que já ouviu, agora pratique escutando, obedecendo esta palavra, que Deus te abençoe ricamente.
Pr. Nemias Rosa Eduardo
sexta-feira, 9 de julho de 2010
Pacto de uma Igreja Batista

Pacto das Igrejas Batistas
Tendo sido levados pelo Espírito Santo a aceitar a Jesus Cristo como único e suficiente Salvador, e batizados, sob profissão de fé, em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, decidimo-nos, unânimes, como um corpo em Cristo, firmar, solene e alegremente, na presença de Deus e desta congregação, o seguinte Pacto:
Comprometemo-nos a, auxiliados pelo Espírito Santo, andar sempre unidos no amor cristão; trabalhar para que esta igreja cresça no conhecimento da Palavra, na santidade, no conforto mútuo e na espiritualidade; manter os seus cultos, suas doutrinas, suas ordenanças e sua disciplina; contribuir liberalmente para o sustento do ministério, para as despesas da igreja, para o auxílio dos pobres e para a propagação do evangelho em todas as nações.
Comprometemo-nos, também, a manter uma devoção particular; a evitar e condenar todos os vícios; a educar religiosamente nossos filhos; a procurar a salvação de todo o mundo, a começar dos nossos parentes, amigos e conhecidos; a ser corretos em nossas transações, fiéis em nossos compromissos, exemplares em nossa conduta e ser diligentes nos trabalhos seculares; evitar a detração, a difamação e a ira, sempre e em tudo visando à expansão do reino do nosso Salvador.
Além disso, comprometemo-nos a ter cuidado uns dos outros; a lembrarmo-nos uns dos outros nas orações; ajudar mutuamente nas enfermidades e necessidades; cultivar relações francas e a delicadeza no trato; estar prontos a perdoar as ofensas, buscando, quando possível, a paz com todos os homens.
Finalmente, nos comprometemos a, quando sairmos desta localidade para outra, nos unirmos a uma outra igreja da mesma fé e ordem, em que possamos observar os princípios da Palavra de Deus e o espírito deste Pacto.
O Senhor nos abençoe e nos proteja para que sejamos fiéis e sinceros até a morte.
Parece que muitos crentes esquecem este compromisso assumido, que a sua caminhada na vida cristã seja séria diante de Deus, obedecendo o pacto assumido em Jesus Cristo o Senhor.
segunda-feira, 5 de julho de 2010
O DESEJO DE DEUS

Entregue a sua vida por inteiro a Jesus e certamente você será abençoado com a vida eterna, com a salvação da sua alma.
O desejo da Igreja Batista Nova Aliança é que você queira Deus, e assim certamente você será feliz, pois a felicidade reside em um encontro real com Deus, através de seu filho Jesus Cristo. Pr. Nemias Rosa Eduardo
domingo, 4 de julho de 2010
PROSSEGUIR EM BUSCA DA META
Filipenses 3.14
“prossigo para o alvo pelo prêmio da vocação celestial de Deus em Cristo Jesus”.

I.OLHAR FIRMEMENTE PARA O ALVO.
“PROSSIGO PARA O ALVO”
O alvo está diante de nós, é a fita que precisamos ultrapassar, é o final da pista, e para lá que o atleta precisa dirigir o seu olhar.
Fitando os olhos em Jesus, autor e consumador da nossa fé, o qual, pela alegria que lhe está proposto, suportou a cruz, desprezando a ignomínia (infâmia, afronta, opróbrio) e está assentado a direita de Deus. Em atos 7. 55 “Mas ele, cheio do Espírito Santo, fitando os olhos no céu, viu a glória de Deus, e Jesus em pé à direita de Deus,” Estevão depois de testemunhar para os membros do conselho Superior, olha para o céu e consegue contemplar o prêmio que ele iria receber. Só uma pessoa cheia do Espírito Santo consegue ver além desta terra, além desta vida material. Consegue enxergar a glória de Deus e Jesus a sua direita.
É Jesus que devemos imitar na corrida espiritual, toda a nossa atenção deve ser voltada para Jesus. Nosso principal alvo é sermos como Jesus, foi por isto que Paulo pediu para sermos imitadores dele como ele era de Jesus. “Sede meus imitadores, como também eu o sou de Cristo”. (I Corintios 11.1) Também em Hebreus 6.12 vem um alerta e diz assim para nós: “para que não vos torneis indolentes (relaxado, apático, negligente), mas sejais imitadores dos que pela fé e paciência herdam as promessas”.
II.QUANDO PROSSEGUIMOS PARA O ALVO, O PRÊMIO VIRÁ.
“para o prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus”
Que prêmio seria este a coroa da vida, seria a aceitação de Jesus no final dos tempos, seria a vida eterna, todos são prêmios significativos para o cristão.
Está nossa corrida não é vã, mas haverá um grande prêmio no final, “portanto, meus amados irmãos, sede firmes e constantes, sempre abundantes na obra do Senhor, sabendo que o vosso trabalho não é vão (fútil, sem valor, vazio, oco) no Senhor”. I Corintios 15.58. Paulo alcançou a salvação da sua alma, o juiz supremo o chamara, e vai falar você ganhou a corrida, que podemos referir-se a conversão, bem como a vitória final, quando adentrarmos no lar celestial.
“Não sabeis vós que os que correm no estádio, todos na verdade, correm, mas um só é que recebe o prêmio? Correi de tal maneira que o alcanceis”. I Corintios 9.24.
A Bíblia fala de galardão, que são prêmios que receberemos do Senhor no lar celestial, existem 4 referências de galardões na Bíblia, as duas primeiras referem se a mesma coisa Mateus 5. 12 “Alegrai-vos e exultai, porque é grande o vosso galardão nos céus; porque assim perseguiram aos profetas que foram antes de vós”. Jesus dizia das perseguições e calunias que receberíamos em relação ao mundo. Mas, que o prêmio viria. Lucas 6.23 também esta relacionado com as perseguições deste mundo por sermos cristãos. Já I Corintios 3. 8 está relacionado com o trabalho para Deus “Ora, uma só coisa é o que planta e o que rega; e cada um receberá o seu galardão segundo o seu trabalho. Como também I Corintios 3. 14 “Se permanecer a obra que alguém sobre ele edificou, esse receberá galardão”.
CONCLUSÃO: Meus queridos o meu desejo é que a benção de Senhor esteja sobre a sua vida.
Mas, vamos prosseguir para o alvo sublime, alto, que é a vocação celestial de Deus em Cristo Jesus, que é a estatura de Cristo, parecer cada vez mais com Ele. Que Deus vos abençoe “até que todos cheguemos à unidade da fé e do pleno conhecimento do Filho de Deus, ao estado de homem feito, à medida da estatura da plenitude de Cristo; Efésios 4.13
Também vamos trabalhar se envolver na obra de Deus, pois os prêmios, galardões serão certos em nossa vida no porvir.
Assinar:
Postagens (Atom)